28 de maio de 2008 às 14:48

Pesquisa diz: “Parar de fumar é contagioso…”

Nicholas Christakis da Escola de Medicina de Harvard e James Fowler da Universidade da California em San Diego descobriram que parar de fumar é contagioso.
“As pessoas tendem a parar de fumar em rebanhos e este evento coordenado é literalmente como um bando de pássaros mudando de direção (…) Portanto fumar não é um comportamento individual, mas sim um processo coletivo.”

Nicholas e James seguiram a rede social de cinco mil indivíduos que estiveram envolvidos em um estudo maior pelo período de 32 anos. Os autores trabalharam cuidadosamente as relações entre os voluntários, muitos dos quais tinham ligação de parentesco, social ou profissional. Em seguida eles sobrepuseram nesta rede o número de cigarros que cada pessoa fumava por dia.
Em 1971, quando o estudo começou, tanto os fumantes como os não fumantes tinham a mesma chance de estar no centro dos seus “nós” de relações sociais. Em 2000, no entanto, o número de não-fumantes não apenas superava o de fumantes, em todas as faixas etárias, mas eles também tinham empurrado os fumantes para a margem de quaisquer redes às quais eles pertenciam. Os fumantes então não estavam mais conectados a tantas outras pessoas. Tal marginalização, diz Nicholas, reflete a nova percepção pela rede como um todo que fumar não é mais desejável.
“Isto mostra que nossos comportamentos relacionados à saúde não são afetados apenas pelos nossos amigos, mas pelo amigo do amigo do amigo, porque os comportamentos em uma rede se transmitem em cascata”
Quando uma pessoa (iremos chamá-la de caso índice) pára de fumar, seus contatos mais próximos como amigos e familiares passam a ter 36% a menos de serem fumantes também. Esse pessoal então influencia seus próprios círculos sociais, e assim por diante, até que pessoas diversos degraus distantes do caso índice também param de fumar.
“A propriedade admirável das redes sociais é que elas multiplicam o que se semeia nelas, portanto se você semeia um programa anti fumo, você irá colher o poder multiplicativo nos resultados.”
Essa foi direto do HypeScience

Ciência