16 de agosto de 2010 às 4:14

Os Mercenários [Crítica]

A ação clássica revive.

Apesar da crítica dividida ao redor do mundo, acredito que muitas das críticas negativas de Os Mercenários provém de não entender exatamente a proposta do filme. Primeiramente, Stallone deixou bem claro desde a pré-produção até todas suas entrevistas, inclusive o polêmico Painel na Comic-Con, que isto era uma homenagem. A idéia? Fazer um filme de ação clássico e típico dos anos 80. Se ele foi bem sucedido? Com certeza. Rambo IV é um passeio no parque perto do que esse filme tem a trazer. Com certeza não tem a glória de Rocky Balboa ou a inteligência de A Origem, mas com certeza faz exatamente o que propõe. Moeda rara hoje em Hollywood.

Os Mercenários conta a história de um grupo de mercenários (ORLY?) que procura aceitar as missões que ninguém é louco o suficiente para executar. Eles recebem a proposta de matar um ditador em uma pequena ilha da América do Sul, mas ao chegar lá descobrem que existe muito mais por trás disso que um simples serviço.

the_expendables_70

Resenha simples e a história mais simples ainda. O roteiro é pífio, mas também são todos os roteiros de filmes de ação dos anos 80. Digo filmes de ação clássicos mesmo, de Chuck Norris a Stallone, passando por Schwarzenegger e até Van Damme, não existe muita profundidade nos roteiros da década perdida. E mesmo sendo algo risível de mal estruturado, é divertido exatamente por trazer todos os elementos que nos fizeram vibrar nas nossas cadeirinhas enquanto assistíamos Sessão da Tarde. Frases de efeito tão clichês que em qualquer outro filme causariam vergonha alheia. Motivações totalmente questionáveis e atitudes absolutamente impensadas. Mesmo assim… tudo funciona. Porque  a receita para um filme dos anos 80 é exatamente essa.

exclexp4-big

Como diretor, Stallone triunfa em dois sentidos. A sanguinolência é sem precedentes. Rambo é uma bandeirante perto desses caras. Em segundo está o que ele faz pelo conceito visual: um filme de pura testosterona. Não tem nudez como estávamos acostumados antigamente, mas os músculos, tiros e explosões estão lá em medidas ainda maiores. A comédia também está presente, nas mesmas piadinhas que nos fizeram rir antigamente e hoje nos fazem pensar “nossa, como era engraçado mas agora é engraçado de ridículo”. Para vocês terem noção, em um dos momentos cômicos do filme, quando dois atores começam a entrar numa conversa sobre “sentimentos”, um deles logo corta dizendo que estão “passando dos limites”. Genial!

the_expendables_68

Não se iludam, o filme é centrado em Sylvester Stallone e Jason Statham. Os outros fazem suas aparições e desenpenham seus papéis em momentos chave. Jet Li, Dolph Lundgren, Steve Austin e Randy Couture fazem o que vieram fazer, lutar brevemente e aparecer nos créditos. Eric Roberts volta no papel de vilão que lhe cabia a 20, 15 anos atrás. Genialmente trash como sempre. Colocou um sorriso no meu rosto com suas frases prontas. A grande revelação do filme foi Terry Crews. Comédia, uma cara psicótica e carisma na medida certa. Está pronto para zarpar de Everybody Hates Chris para o cinema de ação, em papel de maior destaque. Sem falar que ele protagonizou a cena mais fuderosa de todo o filme. Quando assistirem, vão entender. Giselle Itié prova que é gostosa, mas talvez não a melhor atriz para um filme de ação. Charisma Carpenter poderia ter aparecido mais. Brittany Murphy foi cortada da película, mesmo aparentemente tendo filmado antes de morrer, até onde fiquei sabendo. Mickey Rourke nem precisa dizer, o único ator dramático de todo o filme. Show garantido.

the_expendables_58

Talvez um dos momentos mais épicos do filme, que gerou burburinhos no cinema e adoração total, seja a cena dos três gigantes. Apesar de menos de 5 minutos, ver Sly, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis contracenando e trocando tiradas entre si em uma cena de puro improviso… não tem preço. Valeu o ingresso.

Não tem muito o que comentar. Efeitos especiais discretos e muito bem colocados. Cenas de ação com poucos dublês e muita pancadaria entre os próprios atores, cheias de violência e combate corpo a corpo. Algo que definitivamente falta nos filmes de ação atuais. Brutalidade de socos entre brutamontes ou golpes rápidos entre lutadores de artes marciais. Brigas de lâminas com muita violência e sangue. Tudo que se espera de uma bomba pura de testosterona está lá. Pode parecer pobre de história e sem propósito para alguns, mas eu sei que muitos caras sentem falta dessa descarga catártica de brutalidade e ossos quebrados na pura virilidade agressiva, que simplesmente sumiu em meio ao cinema reflexivo e de cunho visual gerado por computador.

As vezes simplesmente queremos ver porrada e boas piadas. Sem precisar pensar.

the_expendables_56

Se dispam da região responsável pelas funções superiores em seus cérebros. Entrem naquela região límbica de pura agressividade animal. Aceitem o humor saudoso e barato de 25 anos atrás e vamos ser felizes assistindo a película. E garotas, essa crítica foi voltada para homens, assim como o filme, mas se o seu tipo for caras fortes sem camisa e cafajestes, este pode ser seu filme. Como alguns críticos dizem: Elas tem Sex and The City, nós temos Os Mercenários. Me chamem de louco, mas eu aconselho esse filme.

Crítica . Destaque