Gravatar Arquivo X - Eu Quero Acreditar [Review]

Arquivo X - Eu Quero Acreditar

A verdade está de volta… ou quase.

Sempre achei Chris Carter um gênio, pelo seu trabalho em todo o decorrer da série Arquivo X. No filme ele não foi menos genial, pelo simples fato de ter deixado toda a trama em segredo de estado absoluto e vou tentar não estragar esse seu trabalho, em respeito a seu legado. Chris Carter sempre foi um contador de histórias de mão cheia, com poucos ou nenhum erro no currículo. Até agora pelo menos…

Arquivo X Primeira Temporada

Vou resumir rapidamente a história da série, pois teve 9 temporadas e muita coisa para contar. Tudo começou em 10 de setembro de 1993, com a Agente Especial Dana Scully do FBI sendo transferida pelo alto escalão do Birô Federal amerciano para “ficar de olho” em um agente no mínimo inusitado, chamado Fox Mulder. Ele tinha um escritório no porão do FBI em Washington que era apelidado de “Os Arquivos X”. Mulder sempre foi um excluído até mesmo pelos seus colegas, pois havia se especializado em investigar casos de cunho paranormal. Fanático pelo assunto desde criança, quando alega ter presenciado abdução de sua irmã por alienígenas, Mulder se tornou o maior caçador de feômenos do FBI. Scully por outro lado é uma médica, cética e calculista que basicamente se esforça para jogar a luz da “razão” e da ciência sobre tudo que enxerga.  Assim a série seguiu - investigando de lendas urbanas comuns, a grandes conspirações governamentais, monstros, cientistas loucos, fenômenos religiosos, alienígenas - por anos e anos, em meio a famosa pergunta: Será que um dia esses dois vão se beijar? Nesse meio tempo Mulder até teve algum consolo sobre o paradeiro de sua irmã e Scully chegou a ter um filho de proveta alienígena COM Mulder( :whistle: longa história, nem pergunte). Infelizmente o ator que interpretava Mulder decidiu sair da série por volta da sétima temporada e seu personagem foi substituído por outro bem menos carismático e interessante. Não durou muito tempo e a série acabou na nona temporada com um final pouco explosivo, morte de alguns personagens recorrentes, mas nada demais. Mulder teve que se refugiar por ser perseguido pelo próprio FBI e Scully desistiu de sua carreira de agente.

15 anos depois...

15 Anos depois do seu começo, a saga tenta tomar um novo fôlego com o que não parece ser um filme, mas sim um grande episódio tradicional e extremamente saudosista da série, com uma ambientação totalmente diferente. Eu particularmente empolguei ao ouvir o famoso tema da série na abertura. David Duchovny consegue pegar de onde parou, interpretando um Mulder sarcástico e de extrema fé no desconhecido. Gillian Anderson continua linda e ótima como Scully, a única diferença é que ao invés de parecer uma gostosinha ninfeta, virou uma MILF e tanto. No seu papel ela continua sendo a médica pé firme da dupla, trazendo Mulder de seus devaneios até o chão. Nesse ponto e no quesito suspense/paranormalidade nada mudou. Até mesmo alguns “velhos conhecidos” da série dão as caras e surgem algumas várias referências nostalgicas todo o tempo, que deixam os fãs com aquele sorrisinho bobo no rosto. Inclusive o nome do filme é baseado naquele clássico poster que Mulder sempre prega onde quer que estejam os Arquivos X, que tem a foto do OVNI e escrito embaixo “I Want To Believe”. Se isso não for sinal de puro saudosismo, não sei mais o que é. A relação entre Mulder e Scully ao mesmo tempo que continua a mesma, de crente/descrente, também se complicou muito. Todo esse peteco é até bom por um lado. Os atores são legais. Eu gosto de Amanda Peet e ela faz um tipo de “sucessora” de Mulder, quase uma fã de seu trabalho, enquanto o rapper Xzibit faz o agente badass, durão e descrente. Seria “quase” uma dupla substituta, se algum par conseguisse ser tão entrosado quanto Gillian Anderson e David Duchovny.

O filme se arrasta e os outros personagens se perdem...

Agora vamos a um grande problema. Como já havia sido dito anteriormente, o filme não cita a “mitologia” da série, aquela história que era levada através de episódios chave ao longo das temporadas. Portanto fica a sensação de ser um daqueles episódios “suspense da semana” que começavam e terminavam neles mesmos, sem nenhuma ramificação posterior. É óbvio que os dois tipos de episódios eram divertidos, como os dois filmes de Arquivo X também o são, mas admitamos que um episódio-suspense-da-semana não dá um filme tão empolgante quanto um filme “mitológico”. A trama se extende demais e acaba ficando cansativa em certos momentos, apesar de ter gostado das surpresas e de como as coisas foram encaixando. Resumindo, o filme poderia ter facilmente 1 hora de duração e seria MARAVILHOSO se fosse assim, mas como ficou… não sei. Como fã eu gostei pela saudade que sentia da química entre os dois protagonistas, mas provavelmente os “não-fãs” (ou como gosto de chamar: INFIÉIS!!!) não vão ver tanta diversão nesse “episódio prolongado”.

Finalmente juntos...

Se você é fã, pode e deve conferir, se tiver enjoado de assistir Cavaleiro das Trevas, claro. Se não for fã, assista com “cautela”. Mais cedo ou mais tarde assista, forme sua opinião, e como diria Garganta Profunda: “Não confie em ninguém.”

.

.

Se você gostou disso, talvez goste de...


Não quer ficar por fora? Assine e fique informado das novidades "de grátis".

Atualize-se

Assine o Feed


Receba as novidades por e-mail


O que é um Feed?

.

.

12 Respostas para “ Arquivo X - Eu Quero Acreditar [Review] ”

  1. [...] senhor é um FANFARRÃO, 02!“ Arquivo X - Eu Quero Acreditar estreiou com uma bilheteria pifia, que no momento está na casa dos U$ 12 a 13 Milhões nos States. [...]
  2. [...] Arquivo X, assistimos numa ida infrutífera ao cinema, querendo ver Batman.
  3. Arquivo x2 - eu quero acreditar é um ótimo filme, alias foi o melhor final que já eu vi, para finais de seriados, melhor que o 1º filme, um filme muito bom á altura da série.
    O que acontece é que talvez os fãs achavam que o filme iria retomar o fôlego da série, mas não, o diretor Chris Carter preferiu dar uma nova retomada com um filme mais adulto, com drama e ação na medida.
    Olha eu esperava muito, muito mesmo do cavaleiro das trevas e achei o filme super longo, ele sim é um filme que se terminasse com 1 hora e meia seria perfeito, que deixasse o Duas-Caras pro terceiro filme… Só quem vai ao cinema quem é fã, arquivo x2 não precisar ser um recorde de bilheteria, até achei bom que não tinha muito fuá, barulho e bagunça no cinema.
  4. @kim franco
    Ouvi realmente uma ou duas reclamações sobre a duração de Cavaleiro das Trevas, mas ele tinha que ser contado da forma como foi contado pois tudo girava em torno do triângulo Batman, Coringa e Harvey Dent. Deixar Dent para retomar num segundo filme seria matar ambos os filmes, pois perderia o ritmo necessário. Ao meu ver pelo menos… Mas como esse é um post de X-files, vamo lá:

    O filme se perdeu como stand alone. Como eu disse na crítica, ele é um filme até legal para quem é fã da série, mas para alguém assistir como filme solo beiraria o ridículo. Enquanto fomos introduzidos as mais absurdas teorias e tramas ao longo de 9 anos de série - que foram muito divertidos e emocionantes - o novo espectador não tem esse costume e fica facilmente perdido.
    Para o fã antigo também se perde pois se está acostumado com um desfecho de 40 minutos para histórias do tipo “monstro da semana”, e o que poderia ter sido gasto com o “desenvolvimento de personagem” acabou ficando repetitivo e enfadonho. :sad:

    O que eu observo é que ultimamente muitos diretores até experientes, tem tido um sério problema de ritmo. Filmes são como músicas. Claro que uma música pode ter 6, 7, 8 minutos e ainda assim ser uma obra de arte. Assim como outras com 2 ou 3 minutos se tornam clássicos. Mas cada uma tem que ter seu tempo certo. Arquivo X estava fora de tempo e fora do lugar.

    Quanto a cinema com barulho em estréia, recomendo esperar o DVD huahauahua :whistle:

  5. Acabo de assistir o filme e achei ele muito bom. Como várias pessoas já disseram, ele bem que poderia ser um “episódio” de X-FILES, e isso já indica que é bacana.

    Temos um clima saudosista legal, os personagens centrais em ótima forma e uma trama que brinca com antigos filmes B. Além disso, a produção é caprichada.

    Vale sim a pena! Sou fã de X-FILES e continuo sendo!

  6. Amei o filme e sou fã e sempre serei. Arquivo X é uma serie tao legal q até hoje os criadores de series procuram superá-lo. Nada é impossivel, mas com certeza muito dificil.
    O fILME é realmente um grande episodio, mas com estilo e baseado na quimica dos protagonistas, porem sem enjoar. Perfeito!
    QUERO O TRES!!!!!!!!!!! :alien:
  7. Sou louca por AX. SCULLY, MULDER. Preciso dizer mais?? :biggrin: :biggrin:
  8. @davicruz
    Arquivo X FOREVER. Ainda sou fã, mesmo não tendo gostando taaanto da forma como foi levada a história e editada. E como eu disse, sendo fã acho que foi o que mais me animou nesse filme. Para quem não tem aquele carinho especial pelo Mulder, Scully e os outros talvez não se delicie tanto. Eu até curti de certa forma. :smile:

    @Cissi
    A química deles é realmente incomparável, mas em questão de enrredo Chris e Frank já foram beeeemmm melhores, principalmente nas telonas. Nada contra um grande episódio, desde que ele se comporte como uma “episódio duplo” por exemplo e não como um episódio de 45 minutos que foi prolongado, o que foi o caso. :getlost:

    @Kelly
    Eu também adoro os dois. Fico feliz por eles terem se mantido praticamente os mesmos no filme. Não destruiram a personalidade deles de forma alguma :happy:

    PS: agora que acabou estréia e barulho no cinema, os fãs podem apreciar melhor sem akele povo falando no fundo “aaaaaah, que mentira” :biggrin:

  9. por estar cansado de ler criticas (muitas delas injustas), resolvi escrever esta: adoro filmes, nunca fui um “fiel”(apesar de ter visto alguns episodios) de arquivo X, muito menos vi o 1º filme, mas como uma pessoal q apressia o que vejo, adorei arquivo x:2. Talvez como um episodio prolongado, talvez por vez uma historia pessoal se desenrolar ao em vez de esperar um et pular no meio da tela. Fácil é falar mal… manda uma roteiro pro diretor e vamos ver se ele aprova… (sem falar na detentora dos direitos do filme). Mesmo sem ser um fã, adorei o filme.
  10. @Robert
    A conversa do “se acha ruim, faz melhor” não é o ponto e nunca foi, pois mesmo não sendo produtor, todos são consumidores e sabem do que gostam ou não gostam. Se não gostou da crítica, então faz uma melhor você, de preferência no seu próprio blog :wink:
    Mas tirando o fato de você ter ficado mordidinho com minha crítica, eu te digo que (mesmo com seu português sofrível) o filme está muito a desejar não da minha capacidade como diretor, roteirista, produtor, mas está mais a desejar das próprias capacidades de Chris Carter que já fez muito melhor do que isso.
    E opinião é como… você sabe o que, cada um tem o seu, certo? Não gostou? Vai ler o blog que elogia o filme (o que vai ser difícil de encontrar). :happy:
  11. :heart: eu adoro mouder :heart:
  12. Excelente filme. Excelente. Prova que muitas pessoas realmente se deixam induzir/sugestionar pela opinião dos outros ao ir assistir filmes. Com a mais absoluta (ABSOLUTA) certeza, se todos fossem ao cinema sem ter lido ou sabido NADA sobre o filme, teriam adorado. É suspense dos bons, intenso, inteligente, com elenco carismático. Bela despedida. Lembro que fiquei puto quando soube da trama do primeiro filme, envolvendo aquela mitologia chata de doer. Sempre quis Arquivo X no cinema como alguma coisa na linha Seven do Finch ou Silêncio dos Inocentes etc. Com esse segundo filme, tive isso, finalmente. Palmas pro Chris Carter.

Deixe uma resposta

:alien: :angel: :angry: O.o :blush: =D :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: ^^ :heart: :kissing: =] :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :) =p =/ Wow! :wassat: :whistle: ;] :wub:

Você pode usar estes tags XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>