Jogos Mortais 5 [Review]
Saw V
No episódio dessa semana de “Jogos Mortais – A Série…”
Me lembro nitidamente do primeiro Jogos Mortais. Definitivamente um clássico do terror psicológico. Ele nem foi tão explícito como os outros filmes da série, mas conseguiu trazer agonia e suspense aos seus espectadores em grandes ondas de criatividade. Infelizmente ao decorrer da fanquia a qualidade foi caindo um pouco. Até o terceiro filme, ainda havia aquela crueldade criativa e inovadora, em menores doses, mas… Isso definitivamente não está presente nesse último filme, apesar de ser intrigante e interessante mesmo usando uma fórmula já batida.
Em Jogos Mortais 5, o sucessor do famoso Jigsaw se vê ameaçado de ser descoberto por um detetive obstinado a desvendar seu caso, enquanto joga com outros 5 participantes em uma misteriosa e cruel armadilha com motivações desconhecidas. E é só isso mesmo…
Não me levem a mal, o filme não é de too ruim. O diretor David Hackl tira leite de pedra, é o roteiro que ficou bem simplório e longe a grandiosidade de outros tempos. O sucessor de Jigsaw não tem o carisma e definitivamente se você não assistiu os outros filmes, esse vai parecer bem chatinho e sem nexo. É legal revisitar algumas cenas, ver os personagens antigos e tudo mais, exploram bastante a “mitologia”, mas não passa disso. Os atores até estão bem e são talentosos apesar de nenhum deles ter experiência para carregar um filme desse porte nas costas. Tudo recai na história, que mais fica parecendo parte de uma série televisiva do que um filme em sí. Quando acaba o filme todo mundo – eu e as outras pessoas presentes – ficaram: “Acabou? Era isso mesmo?”. O sentimento foi geral. Fica naquele momento “Continua na próxima semana”. Não é o tipo de final que te faz querer ver outro filme, no máximo te dá vontade de baixar o próximo episódio na internet, como Heroes ou Prision Break, etc.
Os furos de plot são imensos. Para que começar a ver o filme, me responda: O que tem dentro da caixa? Qual o papel de Jill Tuck no filme afinal? Para que brincar com aquelas pessoas até o final? As motivações dos personagens eram aquelas memas? Porque se forem, estava muuuuuuuuito fraco em questão de envolvimento e construção de personagens. Parecem as típicas perguntas de um episódio de Lost e não de um filme de terror.
Por esses e outros motivos eu realmente não recomendo irem ao cinema assistir. Seria repetir o erro de Star Wars: Clone Wars, uma série no cinema… Não é o tpo de entretenimento que procuramos ao entrar numa sala de cinema, certo? Espere sair na locadora no mínimo, ou de preferência na tv a cabo, Sessão da Tarde, etc.
.









Fala Mestre!
Vi o primeiro e gostei bastante.Achei tenso e original, fiquei bem impressionado.
No segundo, dormi em duas tentativas, mas foi problema de sono mesmo.
Em seguida, vi pipocar o 3, 4 e agora esse 5 e, sinceramente, perdi o interesse.
Tenho vontade de ver de novo o primeiro, mas nenhuma vontade de ver esses outros.
Sinceramente eu estava aqui na net procurando algo bom sobre o 5° filme, e não achei, assiti o filme ontem, esperando algo que surpreendese e não foi nada disso que eu achei, ficou uma coisa ” batida ” esperado demais, eles voltam em repetir a historia do porque de tudo, mas afinal nós não queremos isso ao ver esse tipo de filme, queremos ação. Enfim fiquei decepcionada!
Assisti sábado o Saw V. Gostei mto, no começo não tinha gostado por não ter entendido algumas coisas, mas procurei saber e percebi q os caras que produziram este filme tem ótimas idéias e são bem detalhistas, conseguem unir histórias, personagens sem esquecer dos mínimos detalhes. O objetivo central dos filmes do Saw não é a tortura em si e sim a história. Com certeza, este ultimo é bem mais fraquinho q os outros, mas acho pq nós estamos acostumando…rsrs Afinal qual filme que dura 5 edições e continua hiper mega legal?? harry potter?? Acho que não. Não mostraram o conteúdo da caixa justamente para criar o suspense para o proximo. Sim, enquanto esse filme der dinheiro, com certeza terá um próximo. Apesar do conteúdo do filme ter diminuído, eles conseguiram inventar um continuação interessante e surpreendente (não tanto quanto os outros filmes, mas…) Acredito que o detetive ainda não foi testado… este filme ocorre ainda antes da autopsia, antes dele achar a fitinha. O SawVI provalvemente será o teste dele, e o que deu para entender é q a Jill vai “ficar no lugar” ou ajudar o Jigsaw com algum jogo já planejado (dá pra perceber pela cara de mau dela do quinto) Gostei sim, não vejo a hora de assistir o proximo para esclarecer ainda mais as minhas duvidas. Beijos.
@Marco
É, esse não compensa ir atrás, deixa chegar até você hauhauahua :happy: Acredita que eu também estou com vontade de rever o primeiro?
@Mariane
Sentimento é geral… hehehe :wink:
@Amã Di Mauro
A questão é exatamente essa, eles criaram um tipo de “Lost cinematográfico” onde tudo é conjectura, mas sem uma premissa tão bacana ou misteriosa. Claro que vão continuar fazendo, exatamente porque está acontecendo isso que disse, transformaram em uma série de TV e não um filme em sí. Temos Guerra nas Estrelas, Harry Potter e uns trocentos filmes de horror que conseguiram manter sim um ritmo até o quinto filme, mas isso é outra discussão na qual não entro no mérito.
Por isso eu digo, de agora em diante vai ser complicado animar de assistir “TV” no cinema. Acho que no próximo a franquia acaba, pois a bilheteria não está melhorando nem um pouco.
Sabe aquela idéia genial e dinheiro de menos? Assim, na minha opinião, foi o primeiro filme. Já que o dinheiro era curto, eles investiram muito nas idéias e no suspense, fazendo o primeiro filme um clássico, como muito bem colocado pelo Mestre.
O segundo, me pareceu já ter um pouco mais de recursos, mas ainda assim investiram na idéia, que era boa! Apesar da carnificina, as mortes eram NECESSÁRIAS ao roteiro do filme.
O terceiro e o quarto foram uma decepcionantes! Nenhum dos dois teve aquele final “WHAT A HELL???”. Totalmente previsíveis, explicações de menos e, pior: mudaram totalmente o foco do filme! Ao invés de um thriller psicológico, começaram a fazer filmes de tortura, uma espécie de “O albergue”. Me decepcionei com a franquia, honestamente. Mas ainda assim, quero ver o quinto. Afinal, como vou dizer que é ruim se não assistir? hehehe…
Beijocas, Mestre!
neeeeem morta que eu vou assistir esse filme !
me chamaram pra ir na sexta, já dispensei ! :D
@Stéfanie
Quanto a assistir pra saber se é ruim, não caio nessa com todos os filmes. Já dizia um amigo meu “você precisa comer cocô pra saber que não é gostoso?” hehehehe :happy:
Tem certas coisas que já são líquidas e certas.
@duda lima.
Nesse caso, acho q faz bem hehehe
o filme é mara, primem pela inteligencia mesmo estando batido, sao duas mentes brilhantes dos escritores, foda se tudo , o filme é MARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
@jig saw
Mara? Me fala q não é giíria pra “Maravilhoso” né? É algo tipo “Maracutaia” ou algo assim hauhuhauhu :blink:
@Mestre Zen –
Estão querendo comparar Harry Poter a Jogos Mortais???
Gosto não se descute,e eu respeito.Mas retirar de um livro uma obra,sem usar portanto,de criatividade,ter grande parte do sucesso pelo efeito da tecnologia computadorizada,investir rios de dinheiro na construção de cada longa…Isso é ter mais méritos que Jogos Mortais??????Filmes munidos de baixo orçamento,retirados praticamente do intelecto de produtores e escritores,desenvolvidos por atores de um baixo nível(até então),a maioria desconhecida???
Respeito a análise de cada um,mas não me peçam para compreender todas elas.
@Igor Fernandes
Apaguei a crítica por excesso de spoilers. Não pode sair falando quem vive e quem morre no final de filme, poxa. É que nem sair no final do Império Contra-Ataca – em 1980, não hoje que é um cult já – dizendo quem é pai de quem no filme.
Não que fizesse diferença, na metade do filme já dá pra desconfiar direitinho qual vai ser o final, mesmo assim não posso colocar spoilers. No final… dá a lógica. Em momento algum desmereci a série e a maioria dos comentários também não, mas que tem sido um lixo ultimamente, tem e não se pode negar. Agora se você achou surpreendente, talvez tenha gostado mais do que todos nós mesmo. E não é nem pela direção de David Hackl em sí, mas pelo roteiro pobre mesmo. Eles tem que saber que não se pode simplesmente por um número qualquer na frente do filme e sair lançando histórias a esmo, com desenvolvimentos falhos. Tem que se manter um padrão para se manter uma franquia e o público concorda (daí a bilheteria decrescente a cada filme).
PS: Comentário grande pode, mas se quer posts gigantes, faz seu blog né? Na boa :unsure:
Surgindo como divisor de águas no gênero,Jogos Mortais,com um orçamento inferior a dois milhões de dólares,fez transbordar os cofres da Lionsgate(Produtora).Inicialmente feito para a divulgação apenas em vídeo,o filme teve uma enorme aceitação em uma mostra norte-americana,impulsionando suas diretrizes até o cinema.Adaptado para ser um longa simplório,o filme atraiu em seu primeiro fim de semana norte-americano números de bilheteria incríveis.Segundo o NEW YORK TIMES,o filme foi “a retratação de um modelo sólido,mesclado a originalidade e criatividade de fazer cinema”.Saw,nome original do longa,foi referendado como uma transformação cinematográfica pela imprensa,tecendo novos rumos ao gênero do terror,acrescentando ramificações antes jamais vistas.Como não poderia se esperar de outra forma,a Lionsgate,devido ao enorme sucesso,tratou de dar seqüência ao filme,estava acordada a confirmação para a continuação da série,inicialmente acertada para outros dois filmes,mas que logo foram acrescidos outros três. Com o absurdo lucro obtido com o primeiro longa,esperava-se um investimento muito maior para a continuação da série,mas isto não aconteceu.Mais uma vez,com um orçamento diminuto,Jogos Mortais II surpreendeu.Pela engenhosidade da trama,pela articulação do enredo,pela meticulosidade das cenas.Aquilo que era tido como golpe de sorte,se transformou em convicção de competência.Homens como James Wan e Leigh Whannell,os maiores idealizadores da franquia,foram contemplados com prêmios de academias norte-americanas e inglesas,tendo estes recebido um prêmio nunca antes ofertado para um filme de terror.Exatamente por esta razão,Jogos Mortais esteve muito próximo de se transformar em um suspense,mas uma pequena intervenção burocrática impediu a mudança.
Com a certeza do sucesso,Jogos Mortais III teve a maior arrecadação do gênero na década.Críticos de todo o mundo haviam se rendido ao feitiço exalado pelos criadores dos longas.Antes,marginalizado pelo gênero e tido como azarão em sua primeira empreitada,a franquia invadiu a mente de críticos,cineastas,e,principalmente,dos cinéfilos espalhados pelo mundo afora.A criatividade transmitida por Jogos Mortais o transformaram no DVD mais vendido,do gênero,de todos os tempos,isso,se contarmos apenas o primeiro filme.A façanha abiscoitou outros tantos e desnecessários prêmios,tão visível era a autonomia da franquia sobre os demais .Em entrevista concedida a uma emissora canadense,James Wan se disse perplexo pelo sucesso,mas considerou a franquia,em qualquer um de seus filmes,algo do mesmo nível,ou superior a Psicose,tido,até hoje,como o maior filme do gênero na história.A irrefutável sangria de sucesso levou outra multidão as salas de cinema em 2007.A estréia de Jogos Mortais IV,mais uma vez,dominou por semanas,as bilheterias de todo o mundo.Após a chegada do quarto filme,críticos,principalmente os sul-americanos,assolaram a série.Numa corrida desenfreada,numa busca implacável,tentaram destruir o sucesso obtido nos anos anteriores.Isso,óbvio,trouxe prejuízos para a franquia,mas novamente,prêmios como trilha sonora,trailler e originalidade foram entregues por diferentes entidades ao filme.Em entrevista,Darren Bousman(diretor dos filmes 3 e 4)reiterou a lucratividade estrondosa de mais um longa,os prêmios obtidos,a maneira nova de fazer terror,implantada com Jogos Mortais,mas se disse cansado de tentar lutar contra a mídia e vencer certos “inimigos”.A série sairia,pela primeira vez,golpeada de um “round”,ainda que a pesquisa de opinião pública norte americana,através da internet,tenha registrado um aumento ainda maior de aficionadas pela franquia após o quarto longa.
No dia 24 de outubro de 2008 foi lançado nos Estados Unidos,o quinto filme da franquia.Antes mesmo da chegada as telas,Jogos Mortais V já receberia um prêmio:melhor teaser trailer.No primeiro fim de semana em exibição nos cinemas americanos,uma arrecadação de mais de trinta mil dólares,compatível as lucratividades dos demais anos.A história,embora mais uma vez,coesa,bem arquitetada e desenvolvida,pelo agora diretor David Hackl,foi pela primeira vez,tirada de sua tradição.O aspecto principal(desfecho) dos quatro longas anteriores foi delineado de maneira diferente,arrancando críticas e gerando descontentamento por parte de alguns,o que caiu como uma luva para críticos comprometidos em destruir o sucesso estrondoso da franquia.No entanto,a continuidade da criatividade em alto nível,a manutenção de uma bela trilha musical e a participação continua de Tobin Bell(antes um desconhecido,hoje tido como um excelente ator)ajudaram a manter a qualidade altíssima da série,tanto,que prêmios já começam a ser ofertados,mais uma vez para produtores e roteiristas.
Ainda assim,qualificações como “improdutivo”,”lixo” e ”desnecessário”,ainda continuam a surgir,usadas para qualificar a franquia mais premiada,mais assistida e mais aclamada do cinema mundial de seu gênero.Citações como esta só podem pré-existir ou terem seu nascedouro de pessoas comprometidas tão somente com suas preferências,incapazes de julgar com isenção ou por pessoas totalmente desconexas com o mínimo de originalidade,criatividade e qualidade cinematográfica.
É necessário que saibamos que cada opinião é válida,deste de que não desmereça um trabalho árduo,sério e audacioso de um ou um conjunto de pessoas.
@Igor Fernandes
Só pode ser da distribuidora da Lionsgate no Brasil pra gastar tanto tempo escrevendo tanta propaganda…
Well, vamos por partes… primeiro lugar não desmereço a primeira triologia. Foi legal, fez sucesso e tá valendo. Até aí não vou nem comentar. O primeiro foi GENIAL e não tem discussão a respeito.
“Com a certeza do sucesso,Jogos Mortais III teve a maior arrecadação do gênero na década.”
Mal conseguiu superar seus predecessores, pelo menos em arrecadação total. Estreiou em primeiro, mas não durou tanto tempo. Muito menos maior arrecadação da década (U$32 Mi na primeira semana apenas). Apesar disso, gostei do filme e do encerramento que deu para a triologia. Final surpreendente.
“A estréia de Jogos Mortais IV,mais uma vez,dominou por semanas,as bilheterias de todo o mundo”
Não dominou nem uma… O quarto filme estreiou em primeiro lugar na bilheteria, admito, mas com uma bilheteria pífia em relação a outros e somente esteve em primeiro pois não tiveram outras estréias nessa época. Na segunda semana caiu 4 posições vergonhosamente e em menos de 1 mês estava fora dos top 10 de bilheteria americana, o que não é um bom resultado, mas o suficiente para gerar mais filmes (ou assim alguém pensou). O quinto estreiou em segundo lugar, com 3 milhões a menos que o primeiro e já caiu as mesmas posições, só que com faturamento ainda menor. Então a conversa de sucesso de público está bem longe da realidade.
Quanto a crítica desse último filme, ninguém precisou destruir a reputação da franquia, ele fez isso completamente sozinho. Desde a hora que fui entrar no cinema e ouvi comentários das pessoas saindo. Durante o filme e finalmente no final ridiculamente mal engendrado e sem criatividade, passando por uma trama previsível e longe da grandiosidade da primeira triologia (a qual eu não procurei denegrir em nenhum momento). Jogos Mortais 5 caiu de 30,5 para 10 Milhões em menos de 1 semana. É uma verdadeira queda livre.
Talvez os produtores arrisquem um sexto filme, com orçamento mais baixo ainda, mas não vejo como possam recuperar desse tombo publicitário (apesar de ter gostado do teaser mais ainda que o do quarto filme) sem um roteiro no mínimo fodáximo.
Entendi que você gostou, mas não tente criar um sucesso para esse filme que simplesmente não existe. Fracasso de crítica e de público, infelizmente. Gostaria de ver Jigsaw reinar novamente
Pelo lado positivo, ele está quase competindo com Jason em bilheteria total de franquia, mas é mais pelo 3º filme mesmo e pelo fato do ingresso ser mais barato 20 anos atrás. Confira os números antes de jogar eles a esmo na conversa :wink:
PS: Próximo comentário gigante será deletado, mas recomendo fazer um blog, tem tempo e disposição para escrever. Seja breve :happy:
“Os furos de plot são imensos. Para que começar a ver o filme, me responda: O que tem dentro da caixa? Qual o papel de Jill Tuck no filme afinal? Para que brincar com aquelas pessoas até o final? As motivações dos personagens eram aquelas memas? Porque se forem, estava muuuuuuuuito fraco em questão de envolvimento e construção de personagens. Parecem as típicas perguntas de um episódio de Lost e não de um filme de terror.”
Vc viu mesmo os outros filmes? Não há furos… as respostas sempre chegam no filme seguinte. A caixa, o jogo… tudo o que ficou “devendo” vai ser respondido no seu devido tempo, ou seja, seria uma estupidez, após ver os 4 filmes anteriores, pensar que não foi algo proposital. Apesar de ter achado de longe o filme mais fraco da série, ainda considero um bom filme, que prende a atenção do começo ao fim e é uma boa diversão para quem curte filmes de terror. :smile:
Alguém aqui viu Jogos Mortais? Ou eu estou em algum universo paralelo? :blink:
Ou o povo tem uma memória muito curta ou realmente preferiram ignorar que esse filme é simplesmente insignificante perto dos primeiros 3 filmes. Sinceramente, nem parece Jogos Mortais… É algo do tipo “Made for TV”. Alguém sabe o que é “padrão de qualidade”?
Favor revisitar os anos de 2004, 2005 e 2006 na caxolinha de vocês!
@Jorge -
Você só visializou aquilo que uma pessoa sensata viu Jorge.É obvio que o segredo da caixa foi preservado por algum motivo,que será desvendado no último filme da série,até porquê não existem falhas,no que diz respeito a conexão texto-ação,em nenhum dos longas.Tudo é muito bem organizado e delineado.Eu reintero,mais uma vez,que a série é a mais assistida e aclamada de terror de todos os tempos.
Esperemos pelo sexto filme Jorge,tenho certeza de que será,no mínimo,inteligente e bem arquitetado,já que essa é a mais discreta possível qualificação a ser atribuída ao conjunto dos cinco filmes da série.
@Mestre Zen –
PADRÃO DE QUALIDADE?
MESTRE ZEN,VOCÊ PODE MENCIONAR UMA SÉRIE QUE TENHA MANTIDO SEU NÍVEL EM TODOS OS FILMES?O ACLAMADO SENHOR DOS ANÉIS(QUE SÓ TEVE TRÊS),COM UM ROTEIRO JÁ ESCRITO,NÃO CONSEGUIU MANTER!HARRY POTTER,NO MESMO ESTILO FOI A MESMA COISA!VOCÊ SE LEMBRA DE ALGUMA SÉRIE COM CINCO FILMES RENTÁVEIS,INTELIGENTES E NUMEROSAMENTE ASSISTIDOS?É LÓGICO QUE O QUINTO FILME FOI INFERIOR AOS DEMAIS,MAS CHEGOU A SER UM LIXO?OU PODE SER CHAMADO DE INSIGNIFICANTE?POXA ZEN,OLHE OS NÚMEROS!SE VOCÊ NÃO GOSTA TUDO BEM,MAS NÃO REBAIXE TANTO,DÊ SUA OPINIÃO,MAS NÃO DIGA QUE A DOS OUTROS É MALUCA OU QUE NÃO SABEMOS O QUE É TER UMA NOÇÃO EQUILIBRADA DE FILMOLOGIA.FAZENDO ISTO,SEU BLOG VAI FICAR MUITO MELHOR!
MEUS CUMPRIMENTOS.
@Rafaelly Rodrigues
Aí vou usar até os argumentos do próprio Igor: “Comparar Jogos Mortais…?”
Não né? Eu não fiz esses comparativos e nem faria. Exatamente porque nenhuma sequência com mais de 3 filmes conseguiu manter o padrão e Jogos Mortais não foge a regra e é isso que eu coloquei na crítica, mas o colega alí apelou falando que foi uma das melhores franquias de terror da hitória e já que apelou, eu tive que rebaixar pelo menos um pouquinho os padrões porque já que citou o termo “filmologia” eu exijo PELO MENOS um pouco mais de conhecimento da história do cinema – e no caso do gênero terror – antes de criticar a história desse mesmo especificamente. Se gostaram de Jogos Mortais, tudo bem, não estou criticando o seu gosto, só não venham me dizer que foi a melhor franquia ou o melhor de todos os tempos, pois aí tá forçando muito o limite do bom senso, concorda?
e EU achei um lixo! Esse não é um blog democrático e minha opinião não é a da maioria e nem pretende agradar a todos, apesar de ser bem óbvio o declinio de bilheteria e nisso eu encerro meu caso sobre o que o grande público acha… :wink:
QUE NÃO É UM BLOG DEMOCRÁTICO EU PERCEBI ZEN,MAS,OLHA AI VOCÊ FALANDO EM LIXO OUTRA VEZ!ASSIM NUM DÁ!
OUTRA COISA,PESSOAS LÊEM SEU BLOG,PORTANTO O SENHOR ESTÁ DISSEMINANDO UM IDÉIA ERRADA PARA AS PESSOAS.VOCÊ TÊM UMA INFINIDADE DE FONTES PARA SE BASEAR.NELAS ESTÁ COMPROVADA A QUALIFICAÇÃO DE JOGOS MORTAIS COMO A FRANQUIA DE TERROR MAIS ASSISTIDA DE TODOS OS TEMPOS,ASSIM COMO MAIOR BILHETERIA DO GÊNERO.OUTRA COISA,QUE EU NÃO SABIA E VOU PROCURAR ME INFORMAR.O SENHOR IGOR DIZ AQUI QUE TAMBÉM É O DVD MAIS VENDIDO DO GÊNERO.O SENHOR FALA EM INGRESSO MAIS BARATO EM OUTRA ÉPOCA,MAS DEIXA DE CITAR QUE AS PESSOAS TAMBÉM IAM EM MAIOR QUANTIDADE AOS CINEMAS NO PASSADO,QUE AS SALAS(IMENSAS)ESTAVAM SEMPRE LOTADAS.POR VALORES DE INGRESSO,MENOR VIOLÊNCIA…E DEIXOU DE FALAR TAMBÉM,E,PRINCIPALMENTE,QUE JOGOS MORTAIS,MESMO ESTANDO NA LIDERANÇA,TEM UMA QUANTIDADE DE FILMES MENOR QUE O SEGUNDO COLOCADO(JASON),PORTANTO,NÃO SE PODE COMPARAR AS DUAS FRANQUIAS.POR PURA CURIOSIDADE SENHOR ZEN,NO ÂMBITO GERAL,SE O SENHOR PERMITE ME PERGUNTAR:
.QUAL O MELHOR FILME DO GÊNERO NA SUA OPINIÃO?
.QUAL A MELHOR SÉRIE DE TERROR DA HISTÓRIA NA SUA OPINIÃO?
@Rafaelly Rodrigues –
Nunca me senti atraído por jogos mortais,pode parecer até sem lógica,mas nunca assisti um filme da série.Mas eu também não sabia que possuía a maior bilheteria da história do terror.Eu pensava que esse lugar era dos filmes de Jason,que eu sempre acompanho.Mas se os tais jogos mortais só tem cinco filmes e já o ultrapassaram,acho que vou dar uma conferida no DVD,afinal o quarto já chegou há algum tempo.Eu acho que Jason tem nove ou dez filmes,se não estou enganado.É isso?
@Rafaelly Rodrigues
Putz, mas aí os argumentos seus para analisar bilheteria foram tão furados que eu nem vou perder tempo refutando “salas maiores” e “mais gente no cinema” nem começa a explicar o quanto sabe sobre a história do cinema. Quantos anos você tem aliás? Fiquei até curioso depois dessa. Porque quem vivênciou a “era blockbuster”, no sentido original da palavra, filas que “arrasavam quarteirões” da época dos primeiros grandes lançamentos de ação sabe muito bem como eram as salas de cinema, suas capacidades e preços de ingressos.
Quanto a sua pergunta, eu divido o gênero terror em 3 categorias. Psicológico, sobrenatural e terror/ficção-científica primordialmente, apesar de existirem vários outros, claro. Eu diria que realmente Jogos Mortais (O primeiro) se sobressai muito no terror psicológico, sem nenhum caráter sobrentatural, mas eu colocaria filmes como O Iluminado (Kubric RULEIA) ou Carrie lá no alto no quesito sobrenatural pelo conjunto da obra. No ficção/terror acho que não tem discussão quanto a Alien, O Oitavo Passageiro (e aí desconsideraria em grande parte a maioria das continuações) por ser um thriller de suspense, terror e ficção de primeira linha, com toda uma ambientação que deu muito o que falar. Agora, eu tenho vááááários outros favoritos. A mitologia George A. Romero, Jason, Freddy, Michael Meyers, Leatherface e muitos outros são um gênero praticamente a parte e tem seu lugar na história com certeza. É uma pergunta difícil qual a melhor série da história, mas eu colocaria a mais bem sucedida sendo Sexta-feira 13. Ela está para o terror como Star Wars está para a ficção científica. É indiscutivelmente histórica e vai sobreviver ainda por muitas décadas provavelemnte (fiquem ligados nas notícias do remake e observem).
Me prolonguei, mas espero que tenha dado uma noção de que cinema, principalmente terror, tem uma história grande e cheia de sucessos (e fracassos) que não são medidos apenas monetariamente, mas pelo conjunto da obra e genialidade, que faltou NESSE ÚLTIMO FILME.
E aí comparo JM com os de Jason, já que esse também teve seus fracassos, mas deixou sua marca histórica mesmo assim. Isso tudo fugiu do assunto que é “Jogos Mortais 5 é um lixo” assim como eu admito que “Jason X é deprimente de ruim”… Não estou atacando Jogos Mortais, só criticando o último filme, será que deu pra entender?
PS: Ataques ao meu gosto pessoal ou a minha pessoa serão apagados, se quiserem fazer propaganda do filme fiquem a vontade. Não sou crítico de cinema, formado em faculdade audiovisual, de cinema, jornalismo ou etc… Apenas cinéfilo de carteirinha por várias décadas e com bastante leitura em cima disso :wink:
Olha, assisti o filme a algum tempo atras, e sinceramente, eu achei ‘sem sal’, o filme saiu SIM do seu foco inicial! Saw(jogos mortais) pode até ser um filme de ‘terror’, mais o que mais chama a atenção nele é justamente a criatividade do mesmo!
O oq seria do 1° filme se não fosse a criatividade??? Ou você acha que 2 pessoas em um banheiro iria bastar para chamar a atenção?
Bom, o fato é que com o faturamento dos 3 primeiros filmes, fez com que o 4° e o 5° filme da ‘serie’ fosse mais um filme de ‘money’ do que um filme criativo!
Só sei que o 6° tem que ser totalmente criativo e planejado, algo que desde o 3° não vejo!!! Queremos algo que mexa com o psicológico, não algo que seja previsível e cheio de efeitos e sangues!
Olá senhor Mestre Zen!
Gostei muito de sua crítica,embora não concorde com grande parte dela.O quinto filme de Jogos Mortais não possuí as características mencionadas pelo senhor.Lógico,estou de acordo que o longa não tem o mesmo nível dos quatro primeiros(o senhor acha que só os três primeiros foram “filmes”),mas continua sendo uma trama bem trabalhada.Concordo também no que diz respeito a falta de carisma do sucessor de Jigsaw,mas minhas opiniões semelhantes param por aí.Os furos de plot que o senhor mencionou são ridículos.Eles inexistem.O segredo na caixa não foi esquecido,foi ocultado para o último filme da série,e eu tenho certeza que o senhor tem consciência disto.Mas,por não ter gostado do filme,teve que procurar justificativas vazias pra isso.O papel de Jill Tuck começou a ser mostrado quando ela vai ao departamento de polícia fazer uma denúncia inverídica,mas se elucidará no sexto filme,e isso o senhor também ja sabia.Não existe opinião errada,só oponentes,todas as opiniões são válidas.A minha,a sua e a de todos.Mas a partir do momento que se usa justificativas sem sentido para desqualificar determinada coisa,uma opinião se torna descompassada.Você pode assistir o Duro de Matar 4.0 e entendê-lo,sem precisar ter assistido seus antecessores,mas não pode ver SENHOR DOS ANÉIS,O RETORNO DO REI e entendê-lo sem ter visto os dois primeiros.Em Jogos Mortais isso vai além.Somente após o último filme poderemos tirar uma conclusão sobre toda a franquia.Até agora,minha conclusão só beira a idéia de que dois estudantes de cinema nos proporcionaram uma revitalização do gênero,nos presentearam com cinco(até agora)obras magnificas.
A diferença é que Jogos Mortais não foi feito para ter sequências, por isso a cada filme ele vai se degradando. Quanto ao lance da caixa, vocês acham que eu sou retardado? É CLARO que ficou para outro filme, mas não quis escrever uma crítica de 20 páginas explicando o que para meio entendedor basta. Foi um furo a partir do momento que isso é um FILME e não uma SÉRIE. Se fosse um Lost ou um Dexter, tudo bem deixar as pontas soltas, sem nenhuma explicação ou coerência, pois você sabe que vai ser explicado. Agora me conta: e se esse filme vira uma bomba e não tem 6º filme? E aí? Passou bem perto disso.
De acordo com as últimas notícias, até a série Nárnia foi deixada de lado, e para todos os efeitos era super promissora. Então é sim um furo no plot a partir do momento que não se pode contar com um sexto filme garantidamente como em uma obra pronta que é Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, etc. Até mesmo as obras prontas estão correndo risco de serem descontinuadas. É furo e alguém com meio cérebro vai entender o que eu quis dizer com isso.
O filme não só foi um fiasco, como já vi concorrendo em meia dúzia de “eleições” de piores filmes de 2008. Acordem e parem com a negação, a coisa foi uma bomba e o sexto promete ser pior ainda. Deveria ter morrido com Jigsaw já que foi muito além do que a encomenda. Essa franquia vive da ganância dos produtores e da inocência de um bom número de espectadores. Eu quero que alguém me diga que não viu o filme acabar do jeito que acabou ¬¬ OUSEM dizer isso. E desafio mais… quero alguém me diga que sabia qual era o final do primeiro filme.
Tenham dó!
@Jackeline Bezerra: e desculpe qualquer exaltação, mas a repetição da insinuação de que eu não notei algo TÃO óbvio realmente é um insulto a minha pessoa e minha inteligência né?