Indicados ao Oscar 2010
É o fim das férias, fim da vida mansa e para um blog que se concentra no mundo hollywoodiano, é o início de uma nova era… Sairam os indicados do Oscar 2010 e nem precisa dizer que vamos cobrir ostencivamente toda a bagaça. Anne Hathaway, a mais casável do universo no momento, anunciou os indicados no Academy of Motion Picture Arts and Sciences’ Samuel Goldwyn Theater em Beverly Hills. Xic, benhê. O carinha do lado dela, nem faço idéia de quem seja, mas who cares?
Dessa vez com 10 indicados para melhor filme, a disputa fica realmente entre Guerra ao Terror e Avatar. Melhor direção a briga deveria ser acirrada, mas Cameron deve papar novamente o prêmio com certeza. São nas categorias de interpretação que a coisa pega. Apesar de não ter visto Preciosa, a atriz mais que novata Gabourey Sidibe é forte candidata contra Meryl Streep – indicada pela 16ª vez com Julie & Julia – e a surpreendente Sandra Bullock de Um Sonho Impossível (The Blind Side, ou O Lado Cego como gosto de me referir). Jeff Bridges também é forte candidato para o prêmio de melhor ator, concorrendo diretaemnte apenas com George Clooney.
Melhor Filme
Avatar
Um Sonho Possível
Distrito 9
An Education
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa
A Serious Man
Up – Altas Aventuras
Amor sem Escalas
Melhor Direção
“Avatar” – James Cameron
“Guerra ao Terror”- Kathryn Bigelow
“Bastardos Inglórios” – Quentin Tarantino
“Preciosa” – Lee Daniels
“Amor sem Escalas” – Jason Reitman
Melhor Ator
Jeff Bridges – “Crazy Heart”
George Clooney – “Amor sem Escalas”
Colin Firth – “A Single Man”
Morgan Freeman – “Invictus”
Jeremy Renner – “Guerra ao Terror”
Melhor Atriz
Sandra Bullock – “Um Sonho Possível”
Helen Mirren – “The Last Station”
Carey Mulligan – “An Education”
Gabourey Sidibe – “Preciosa”
Meryl Streep – “Julie & Julia”
Melhor Ator Coadjuvante
Matt Damon, “Invictus”
Woody Harrelson, “The Messenger”
Christopher Plummer, “The Last Station”
Stanley Tucci, “The Lovely Bones”
Christoph Waltz, “Bastardos Inglórios”
Melhor Atriz Coadjuvante
Penélope Cruz – “Nine”
Vera Farmiga – “Amor sem Escalas”
Maggie Gyllenhaal – “Crazy Heart”
Anna Kendrick – “Amor sem Escalas”
Mo’Nique – “Preciosa”
Melhor Roteiro Original
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“The Messenger”
“A Serious Man”
“Up – Altas Aventuras”
Melhor Roteiro Adaptado
“Distrito 9”
“An Education”
“In the Loop”
“Preciosa”
“Amor sem Escalas”
Melhor Animação
“Coraline”
“Fantastic Mr. Fox”
“The Princess and the Frog”
“The Secret of Kells”
“Up”
Melhor Filme Estrangeiro
“Ajami” (Israel)
“El Secreto de Sus Ojos” (Argentina)
“The Milk of Sorrow” (Peru)
“Un Prophète” (França)
“The White Ribbon” (Alemanha)
Melhor Documentário
“Burma VJ”
“The Cove”
“Food, Inc.”
“The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers”
“Which Way Home”
Melhor Direção de Arte
“Avatar”
“The Imaginarium of Doctor Parnassus”
“Nine”
“Sherlock Holmes”
“The Young Victoria”
Melhor Fotografia
“Avatar” – Mauro Fiore
“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” – Bruno Delbonnel
“Guerra ao Terror” – Barry Ackroyd
“Bastardos Inglórios” – Robert Richardson
“The White Ribbon” – Christian Berger
Melhor Figurino
“Bright Star”
“Coco antes de Chanel”
“The Imaginarium of Doctor Parnassus”
“Nine”
“The Young Victoria”
Melhor Edição
“Avatar”
“Distrito 9”
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“Preciosa”
Melhor Trilha Sonora
“Avatar”
“Fantastic Mr. Fox”
“Guerra ao Terror”
“Sherlock Holmes”
“Up – Altas Aventuras”
Melhor Canção
“Almost There” (A Princesa e o Sapo)
“Down in New Orleans” (A Princesa e o Sapo)
“Loin de Paname” (Paris 36)
“Take It All” (Nine)
“The Weary Kind (Theme from Crazy Heart)” (Crazy Heart)
Melhor Maquiagem
“Il Divo”
“Star Trek”
“The Young Victoria”
Melhores Efeitos Visuais
“Avatar”
“Distrito 9”
“Star Trek”
Melhor Som
“Avatar”
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“Star Trek”
“Transformers: A Vingança dos Derrotados”
Melhor Edição de Som
“Avatar”
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“Star Trek”
“Up – Altas Aventuras”









2012 não ta no ” melhores efeitos visuais ” ? o.O
mas nem adiantaria ele estar… as indicações de distrito 9 e star trek são só por educação… esta categoria ja tem um vencedor….
É, matou a charada. Gostando ou não, Avatar já é campeão de efeitos visuais coroado com anos de trabalho árduo e desenvolvimento de novas tecnologias. É na verdade uma honra ser indicado ao lado dos produtores visuais da WETA.
Uma vez, no post do avatar ( ou foi no do district 9, não me lembro), vc me disse para reveer meus conceitos.
Vc afirma e rearfima que torce pra Avatar; eu torço para Distrito 9. Ainda realmente, não consegui assistir Avatar.
Sei que vou me impressionar, me facinar e me deslumbrar com a história e com os efeitos visuais.Eu sei disso.
Mas analizemos umas coisas: os dois filmes sitados por mim não perfeitos. A quase perfeição está no roteiro de D9 e os efeitos visuais de avatar.
Analisando pelas notas do seu blog, quem ganha não é Avatar, é UP- altas aventuras, que vc deu a maior nota que poderia dar.
Só digo que cameron NÃO é o todo poderoso do oscar, nem que se lele ganhar o melhor diretor vai ser injusto, só que como já disseram:
menos…
menos…
É, vou assumir que você escreveu esse com sono hehehe Mas, então… Cameron é líder nas premiações desse ano, indiscutivelmente. Os fãs de Blomkamp e Tarantino que me perdoem, mas quando alguém reina absoluto entre os críticos, não sobra muito para onde correr. Cameron superou todas as expectativas, não com o roteiro, mas com a direção que é o que ele sabe fazer de melhor. Ele é apaixonado pelos filmes que dirige, mesmo que não assine a história e isso transparece. Não defendo que ele seja melhor ou pior que Tarantino, por exemplo, já que acho dois estilos muito diferentes para ser comparados e colocar os dois em uma mesma categoria chega a ser injusto. A verdade é que Cameron se aproveitou do hype muito mais do que qualquer outro e agora vai colher os benefícios da simpatia junto a esperteza.
A questão é que em filmes de ficção, Distrito 9 me decepcionou porque apesar da história também apresentar uma outra jornada muito clichezenta e até parecida com o lado clichezento de Avatar, o diretor perdeu seu toque inovador ao longo do filme, que começou extraordinariamente chocante, vivo e ácido e terminou no clássico mamão com açúcar fotográfico. Admito que o orçamento limitado deve ter pesado nisso, mas mesmo assim não se pode premiar alguém só porque teve menos oportunidades, senão teríamos que transformar o Oscar e outras premiações em premiações para diretores independentes (que não seria má idéia, mas a Academia gira em torno da política e indústria). A questão é que Distrito 9 descambou rumo ao final.
Eu adoraria que Up ganhasse melhor filme, pois foi o que mais me emocionou em termos de história, de longe. Somente tenho o bom senso de saber que não é época, politicamente falando, de uma animação ganhar melhor película.
Só por isso não faço campanha desvairada para Up. Quisera eu…
mas quero que pensem no ilnfluência do oscar sobre a cultura:
Melhor novela pelo Emmy, Caminho das Índias; melhor filme pelo oscar” quem quer ser um milionário”. alguma semelhança ou só coincidência?
Copa do mundo, África do Sul; dois candidatos a melhor filme, ”invictus” e ”distrito 9”, coincidencia ou não?
Oscar = política
Não diferente de várias outras premiações. Alguém se lembra de quando uma brasileira perdeu Miss Universo para uma japonesa visivelmente menos bonita nos padrões estéticos atuais, só porque Donald Trump estava tentando manter negócios bilionários com empresas japonesas (ele financia o miss universo, caso não saibam),
Assim gira Hollywood também. São jogadas políticas com motivos claros. A indústria estava interessada em mão de obra indiana, ou provavelmente algum acordo bilionário e deu um forte afago no ego indiano. A Globo foi esperta e pegou carona na onda, mas não acho que chegue a ser uma “conspiração global”.
Premiações desse porte são sempre negócios, por isso não dou tanto crédito quanto a maioria das pessoas dão a elas. Não é como ganhar uma competição esportiva ou algo do gênero. Existe muito mais do que o empenho dos envolvidos. Por isso todos sabem que mais vale a indicação do que o prêmio. A indicação é por qualidade, o prêmio é por política. Nesse caso, Avatar, Distrito 9, Up, Bastardos… todos são ganhadores de igual porte e saber se quem levará é X ou Y serve apenas para convencer certos trolls intelectualóides que ainda acreditam no poder pseudo-intelectual da academia. Eles devem acreditar que o BBB não é manipulado também, ou algo do gênero…